Sejam Bem-Vindos

Galera, comecei este blog com um desejo de, de alguma forma, continuar a ter contato com meu povo e fazer o que sempre gostei de fazer: aprender mais de Deus ouvindo mais dos Seus...

Só gostaria de dizer que este não é meu espaço, ou espaço de alguém, todos podemos dizer o que pensamos, respeitando as denominações, manifestações de fé e compreensão de cada um. Busquemos reter o que é bom e deixar para o Espírito Santo a função de nos dar o discernimento do que é mal, ao que tenho descoberto ser a melhor forma de se conhecer o caráter do nosso Deus.

Funcionamento: todo tema é postado no domingo, ficando aberto à discussão até o sábado, onde um novo tópico será postado. Quem quiser fazer um comentário fica livre pra dizer o que pensa. A escolha de blog, e não de um fórum de discussão, se deu pelo fato do blog manter os comentários em outro espaço, ficando apenas os temas dissertados na página principal, assim, você apenas observa a dinâmica dos tópicos que achar interessantes.

Enfim, sejam bem-vindos, e fiquem à vontade, a casa é de vocês!

terça-feira, 30 de março de 2010

E o Oscar vai para...





Hoje eu estava conversando com um amigo cristão músico a respeito de alguns temas que estou estudando e começamos a discutir a respeito de arte, mais especificamente do termo artista. Pronto, começou a dar pano pra manga, os conceitos e significados das palavras assumem variadas formas, foi o caso desse termo.

Conceitos e preconceitos se formam à partir de uma consciência social, implementada por um conjunto de fatores inerentes à comunidade que os fundamenta, ou seja, criar idéias e significados para as palavras é uma ação do jeito de pensar coletivo, do que as pessoas dizem e aceitamos como verdade.

Falando mais claro, com relação aos artistas cristãos, atrelamos este conceito para pessoas que usam e abusam da arte como forma de expressão e de lucratividade. Identificamos artistas como sendo aquelas pessoas que vendem até a mãe por um pouco mais de fama e reconhecimento, que possuem o ego maior do que podem suportar. Se estes nossos artistas fossem classificados pela sua cara de pau com certeza seriam dignos de um Oscar.

Essa nossa falsidade, nossa cara de pau, nossa hipocrisia, atribuímos ao conceito de "artistas", porém, quando realmente entendemos este conceito percebemos que de olho gordo pra dinheiro artistas não tem nada, in fact, o termo artista no dicionário significa: "Pessoa que exerce uma das belas-artes; Pessoa que exerce um ofício com gosto; Pessoa que interpreta uma obra musical, teatral, cinematográfica, coreógrafa". Essa definição traduz o termo artista como propriedade de um ser, como uma atividade, não um caráter, ou pelo menos não o caráter que acreditamos ser.

Essa discussão abriu para mim uma chance de resposta neste nosso espaço: a identidade que atribuímos às pessoas por palavras que nem se quer sabemos seu real significado, não seria talvez uma projeção das nossas próprias faltas? Não seríamos nós os verdadeiros hipócritas, falsos, caras de pau, que atribuímos à pessoas que tem um talento, ou uma profissão desempenhada sobre uma das belas-artes, um fardo que nós não conseguimos carregar? Quem realmente é digno deste Oscar, eles ou eu? Ou vamos dividir este prêmio?

2 comentários:

  1. SEO CONTEÙDO NÂO ESTÀ MUITO BOM>

    ResponderExcluir
  2. Realmente o conteúdo não está muito bom!
    Esperamos que dê uma melhorada.

    ResponderExcluir